Moldado para servir

 Texto Base: Jeremias 18:1-4

Introdução: Deus trabalha conosco e nos faz amadurecer para um propósito: servir. Infelizmente nem todos aqueles que foram chamados para estar na linha de frente, liderar na Casa de Deus tem essa consciência. Muitos, querem ser servidos ou quando servem, o fazem esperando algo em troca. 

Nosso propósito maior é servir a Deus e as pessoas de forma altruísta. 

O que significa a palavra servo? No hebraico “servo” se refere exatamente a uma pessoa que está à disposição da outra, a serviço do seu senhor. Se houve alguém que viveu sobre a face da terra e que deveria ter sido servido era Jesus. Porém, como sabemos, Ele caminhou pelas ruas, vilas e cidades de Israel, com o nobre propósito de servir a todos os que encontrava em seu caminho.

Jesus poderia ter vindo ao mundo como um rei e ter nascido em um majestoso palácio rodeado de pompas e grandes riquezas e centenas de servos ao seu dispor, no entanto o Rei dos reis assumiu o papel de servo e em humildade, deixou a glória, tornou a forma humana por amor, e em inteira submissão ao Pai cumpriu o seu propósito.

Assim como nosso Amado Jesus precisamos amar servir e, servir amando, esse é o nosso propósito e missão.

Mas o que essa introdução tem a ver com o texto base?

Tem tudo a ver, Deus nos chamou para ser vasos. Vasos são utensílios preparados para servir. Ele nos fez barros e trabalha para nos tornar prontos para servir. 

É claro que até que vaso fique pronto existem alguns processos que precisamos observar.

Primeiro: Deus assim como o oleiro mexe, amassa, bate a argila

Em algum momento na vida você já teve essa sensação de estar sendo mexido, amassado, batido? Nesses momentos o que passou por sua mente? Sentimento de punição ou de edificação?

Via de regra nessas circunstâncias somos levados a pensar em punição, em colheita de algo ruim que possivelmente plantamos no passado. Quase nunca pensamos na possibilidade de estarmos sendo trabalhados por Deus.

Deus, como oleiro, utiliza-se de todas as situações em nossas vidas para nos fazer pessoas melhores. Precisamos crer que o fato de Deus nos modelar é sinal do amor que Ele tem por nós.

Somos uma obra que está em constante andamento e aquele que começou a boa obra vai aperfeiçoar conforme está escrito em Filipenses 1:6. Deus não vai deixar inacabada a obra que Ele começou em nós. Ainda que muitas situações sejam extremamente exigentes, dolorosas, nossa postura deve ser sempre a da entrega completa nas mãos do Oleiro. 

Deus começa uma obra em nós. À medida que nos aprofundamos no conhecimento de Sua Palavra e nos tornamos cada vez mais sensíveis ao Espírito Santo, a obra que Ele começou em nós é aperfeiçoada. 

Se compreendermos que o amassar, o mexer, o bater faz parte do processo, vai ficar mais fácil encarar a vida. 

Conclusão: os infantis não aceitam o processo de Deus, somente os maduros perseveram.

 1 Pedro 5:6. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;7. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.8. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão bramando, buscando a quem possa tragar;9. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.10. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havermos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.


Compartilhar: